sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

MICHAEL BARRETT

MICHAEL BARRETT
1926-2004

MAS, AFINAL, QUEM FOI MICHAEL BARRETT, O PINTOR?


"Mas, afinal, quem foi Michael Barrett, o Pintor? Não resisto á tentação de, para responder, usar as suas próprias palavras: "...Quem sou eu, senão um ser atormentado, como todos os homens, que não quer senão pintar, que só não é medíocre pintando? Quem sou eu, senão alguém que sonha com dias cada vez melhores, para ele, para a sua família e amigos e para a sua pintura, a sua maneira de falar, de comunicar e de estar na vida? No fundo, quem sou eu?”
Reapreciando, este auto-retrato, fica claro que Barrett se percebe com um artista plástico fora da mediocridade. Apenas no campo da pintura se exclui do resto dos humanos que ele acredita ter e viver angústias próximas. Provavelmente por não achar importante, não referiu o facto de ser ele um homem apenas comprometido com o seu trabalho. A ele sujeitou parentes e amigos mesmo quando isso foi difícil de fazer. Como atrás se escreve, nada do que fosse encomenda, sugestão ou projecto alheio, tinha resposta que não surpreendesse pela diferença, qualidade e carácter pictórico. Na sua arte, era absolutamente livre e não abdicava dessa maravilhosa prerrogativa.
Muitas obras, algumas de excepção, foram recusadas pelos clientes, incapazes de as sentir ao primeiro olhar. Não davam com as cortinas ou integravam-se mal junto aos cloisonné da sala. E Barrett saía deprimido, de bolso e alma vazios, para sofrer, a sós, as carências, a incomunicabilidade e os inúmeros ciclos viciosos a que a defesa intransigente da sua liberdade obrigava. Entendiam-no como irreverente e refractário a qualquer tipo de método, prazo ou horário. Funcionava pelos seus ritmos interiores ou através de aconselhamento de poucos amigos. Na realidade, nunca foi possível amarrá-lo a ideias ou programas burocráticos e, por essa simples razão, não trabalhou com as Galerias que o poderiam ter colocado no primeiro plano da arte contemporânea nacional."
Edgardo Xavier in "Michael Barrett, Um Génio Marginal"


O Pintor nasceu em Paris a 13 de Fevereiro de 1926 e faleceu a 6 de Maio de 2004. Viveu e pintou, predominantemente, em Cascais, Figueira da Foz e Aveiro. Repousa no Cemitério da Guia em Cascais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Michael Barrett, Um Génio Marginal